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Marketing para negócios: Como usar cartões de Visita a seu favor.


*• Todo dia, antes de sair de casa, verifique se leva consigo pelo menos 50 cartões de visita, e disponha-se a voltar para casa sem nenhum. Não economize cartões: eles custam barato. Ao portá-los, guarde-os em um porta-cartão rijo, que de fato os proteja.
*• A etiqueta da troca de cartões determina que é a pessoa mais importante que deve oferecer primeiramente o cartão de visitas. Mas se essa pessoa não tomou a iniciativa no início do contato, dê-lhe seu cartão ao se despedir (mas nunca peça seu cartão).
*• Em uma reunião, troque os cartões no início, e mantenha os cartões recebidos à mão. Isso é importante para que você chame os participantes da reunião pelo nome. Não se esqueça de guardá-los antes de deixar a reunião.
*• Toda vez que se encontrar com alguém que, por alguma razão, não pode errar seu nome (por exemplo, um radialista que vai entrevistá-lo), entregue-lhe imediatamente seu cartão.
*• Ao final do dia, não arquive os cartões antes de anotar no verso dados sobre a pessoa que lhe entregou o cartão. Por exemplo: se alguém que lhe entregou um cartão possui determinado hobby ou se torce por determinado time, anote esse dado no cartão, pois podem ser úteis para consolidar o relacionamento no futuro (lembre-se de que o importante não é ter contatos, mas relacionamentos). Se você usa gerenciadores de contatos (como o Outlook) ou smartphones, sempre copie os contatos no aparelho e lance as informações que anotou no verso do cartão em “Observações”. Se possível, tente associar uma foto da pessoa aos dados. É possível encontrar fotos das pessoas na internet.
*• Ao receber o cartão de alguém, pergunte se você pode enviar-lhe a newsletter de seu escritório. Newsletters só podem ser enviadas a quem as solicita, sobretudo na advocacia.
*• Até 72 horas após receber o cartão de alguém, envie-lhe um email falando do contato que estabeleceram e, se possível, retomando algum ponto da conversa e a circunstâncias em que se conheceram. Se prometeu algo (como, por exemplo, enviar alguma matéria de jornal que seria do interesse da pessoa), é o momento de cumprir. Periodicamente, entre em contato, por telefone ou email, com cada pessoa que algum dia lhe entregou um cartão.
*• Há uma estratégia de marketing chamada de marketing viral. Ela pode ser utilizada também com cartões de visita, apesar de ter sido pensada primariamente para a internet. Ao dar seu cartão a alguém, dê-lhe pelo menos dois cartões, dizendo-lhe que, se a pessoa que recebe o cartão souber de alguém que esteja passando pelo mesmo problema, você está pronto para ajudá-lo. **(Créditos Marcelo Galuppo )

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