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Marco Antônio (11) 98291.4765 TIM grafica.alpha@hotmail.com

Marketing para negócios: Como usar cartões de Visita a seu favor.


*• Todo dia, antes de sair de casa, verifique se leva consigo pelo menos 50 cartões de visita, e disponha-se a voltar para casa sem nenhum. Não economize cartões: eles custam barato. Ao portá-los, guarde-os em um porta-cartão rijo, que de fato os proteja.
*• A etiqueta da troca de cartões determina que é a pessoa mais importante que deve oferecer primeiramente o cartão de visitas. Mas se essa pessoa não tomou a iniciativa no início do contato, dê-lhe seu cartão ao se despedir (mas nunca peça seu cartão).
*• Em uma reunião, troque os cartões no início, e mantenha os cartões recebidos à mão. Isso é importante para que você chame os participantes da reunião pelo nome. Não se esqueça de guardá-los antes de deixar a reunião.
*• Toda vez que se encontrar com alguém que, por alguma razão, não pode errar seu nome (por exemplo, um radialista que vai entrevistá-lo), entregue-lhe imediatamente seu cartão.
*• Ao final do dia, não arquive os cartões antes de anotar no verso dados sobre a pessoa que lhe entregou o cartão. Por exemplo: se alguém que lhe entregou um cartão possui determinado hobby ou se torce por determinado time, anote esse dado no cartão, pois podem ser úteis para consolidar o relacionamento no futuro (lembre-se de que o importante não é ter contatos, mas relacionamentos). Se você usa gerenciadores de contatos (como o Outlook) ou smartphones, sempre copie os contatos no aparelho e lance as informações que anotou no verso do cartão em “Observações”. Se possível, tente associar uma foto da pessoa aos dados. É possível encontrar fotos das pessoas na internet.
*• Ao receber o cartão de alguém, pergunte se você pode enviar-lhe a newsletter de seu escritório. Newsletters só podem ser enviadas a quem as solicita, sobretudo na advocacia.
*• Até 72 horas após receber o cartão de alguém, envie-lhe um email falando do contato que estabeleceram e, se possível, retomando algum ponto da conversa e a circunstâncias em que se conheceram. Se prometeu algo (como, por exemplo, enviar alguma matéria de jornal que seria do interesse da pessoa), é o momento de cumprir. Periodicamente, entre em contato, por telefone ou email, com cada pessoa que algum dia lhe entregou um cartão.
*• Há uma estratégia de marketing chamada de marketing viral. Ela pode ser utilizada também com cartões de visita, apesar de ter sido pensada primariamente para a internet. Ao dar seu cartão a alguém, dê-lhe pelo menos dois cartões, dizendo-lhe que, se a pessoa que recebe o cartão souber de alguém que esteja passando pelo mesmo problema, você está pronto para ajudá-lo. **(Créditos Marcelo Galuppo )

*• Todo dia, antes de sair de casa, verifique se leva consigo pelo menos 50 cartões de visita, e disponha-se a voltar para casa sem nenhum. Não economize cartões: eles custam barato. Ao portá-los, guarde-os em um porta-cartão rijo, que de fato os proteja.
*• A etiqueta da troca de cartões determina que é a pessoa mais importante que deve oferecer primeiramente o cartão de visitas. Mas se essa pessoa não tomou a iniciativa no início do contato, dê-lhe seu cartão ao se despedir (mas nunca peça seu cartão).
*• Em uma reunião, troque os cartões no início, e mantenha os cartões recebidos à mão. Isso é importante para que você chame os participantes da reunião pelo nome. Não se esqueça de guardá-los antes de deixar a reunião.
*• Toda vez que se encontrar com alguém que, por alguma razão, não pode errar seu nome (por exemplo, um radialista que vai entrevistá-lo), entregue-lhe imediatamente seu cartão.
*• Ao final do dia, não arquive os cartões antes de anotar no verso dados sobre a pessoa que lhe entregou o cartão. Por exemplo: se alguém que lhe entregou um cartão possui determinado hobby ou se torce por determinado time, anote esse dado no cartão, pois podem ser úteis para consolidar o relacionamento no futuro (lembre-se de que o importante não é ter contatos, mas relacionamentos). Se você usa gerenciadores de contatos (como o Outlook) ou smartphones, sempre copie os contatos no aparelho e lance as informações que anotou no verso do cartão em “Observações”. Se possível, tente associar uma foto da pessoa aos dados. É possível encontrar fotos das pessoas na internet.
*• Ao receber o cartão de alguém, pergunte se você pode enviar-lhe a newsletter de seu escritório. Newsletters só podem ser enviadas a quem as solicita, sobretudo na advocacia.
*• Até 72 horas após receber o cartão de alguém, envie-lhe um email falando do contato que estabeleceram e, se possível, retomando algum ponto da conversa e a circunstâncias em que se conheceram. Se prometeu algo (como, por exemplo, enviar alguma matéria de jornal que seria do interesse da pessoa), é o momento de cumprir. Periodicamente, entre em contato, por telefone ou email, com cada pessoa que algum dia lhe entregou um cartão.
*• Há uma estratégia de marketing chamada de marketing viral. Ela pode ser utilizada também com cartões de visita, apesar de ter sido pensada primariamente para a internet. Ao dar seu cartão a alguém, dê-lhe pelo menos dois cartões, dizendo-lhe que, se a pessoa que recebe o cartão souber de alguém que esteja passando pelo mesmo problema, você está pronto para ajudá-lo. **(Créditos Marcelo Galuppo )

10 Dicas para criar os melhores cartões de visita e usá-los com efetividade

Se você ainda não tem ou não usa cartões de visitas, talvez esteja na hora de repensar esta atitude. Mesmo que sua atividade profissional não exija, ou se você ganha a vida on-line, você vai notar o quanto eles são úteis no primeiro evento em que alguém quiser o seu contato e você puder entregar o cartão com todas as informações – e perceber o efeito que isto causa no receptor.

Imprimir na gráfica uma quantidade razoável de bons cartões de visita é surpreendentemente barato, e eles podem fazer toda a diferença entre você e os demais presentes em qualquer situação social ou de negócios que possa vir a gerar a necessidade de novo contato posterior.
Veja abaixo as 10 dicas selecionadas pelo Efetividade.net para que seus próximos cartões de visitas gerem o maior retorno possível.
O seu cartão de visitas pode ser a ferramenta essencial que vai comunicar a sua credibilidade, as informações de contato e (idealmente) evocar no portador a lembrança do contato que ele teve com você, no momento em que ele precisar de algo que você tenha oferecido.
Por esta razão, sempre carregar consigo cartões de visita de boa qualidade é essencial – nunca se sabe quando você irá encontrar um potencial cliente, fornecedor ou parceiro. E não os economize – leve-os em um bolso fácil de alcançar e os entregue livremente, preferencialmente no início da conversação. Vale a pena ter também uma pilha no carro, outra em casa e, naturalmente, uma no escritório. Outra dica é incluir um cartão em todas as correspondências que você envia.
Se quiser ser especialmente lembrado, no momento da entrega anote no verso do cartão alguma informação relevante sobre o tema da conversa – as experiências demonstram que este gesto simples reduz em muito o índice de o cartão ser descartado imediatamente após a conversação, e também aumenta o recall posteriormente.
Dito isto, vamos às 10 dicas do Efetividade.net para criar o modelo de cartão de visitas ideal:
1. Imprima na gráfica. Ninguém com mais de 13 anos deve usar cartões impressos em casa, a não ser que seja um profissional do design e saiba muito bem o que está fazendo. Aqueles formulários para impressão de cartão de visitas que estão à venda na papelaria servem para muitas coisas criativas, mas não para basear a primeira impressão profissional que você vai causar.
2. Se puder, consulte um profissional. Um designer profissional conhece e percebe detalhes que os leigos nem imaginam – além de estarem aptos a impedir você de praticar pecados capitais, como usar várias fontes e cores de texto diferentes, pouco contraste ou imagens que chamem mais atenção que seu nome.
3. Use formatos padronizados. Você sabia que existe uma norma ISO para as dimensões de cartões de identificação? É a ISO 7810, e ela define 3 formatos básicos, dos quais o ID-1 é o mais freqüentemente usado para cartões de visita. Toda pasta, fichário e scanner de cartões de visitas leva em conta estes formatos, e você não vai querer que seu cartão não possa ser armazenado ou scanneado.
4. Inclua todas as informações básicas. Seu cartão deve incluir seu nome completo, ou na forma pela qual você é conhecido no mercado em que atua. Ele deve trazer o nome da sua organização, seu cargo, o endereço físico, telefone corporativo, fax (se for o caso), e-mail e URL. Um logotipo (mas só se for “de verdade” – nada de incluir uma imagem de clip art!), frase ou slogan descrevendo sua atividade (ou seu diferencial) e o número do celular são adicionais bem-vindos. Considere com cuidado se deseja ir, além disso, mas não corra o risco de um contato não conseguir encontrá-lo, mesmo tendo o seu cartão, porque você não colocou informações suficientes. E imprima todas as informações importantes na mesma face do cartão, caso contrário uma parte delas perderá a efetividade no momento em que o cartão for arquivado em uma pasta ou scanneado.
5. Seja diferente, mas sem exagerar. Se você tiver interesse e o orçamento para isso, pode ser bastante criativo sem sair do formato comum. Use uma cor de fundo, imprima em plástico rígido ou um material emborrachado, coloque um diagrama ou tabela no verso, inclua uma mensagem em Braille (mesmo que ninguém nunca a leia, todos se lembrarão de você), arredonde os cantos, imprima em mini-CDs… As possibilidades são infinitas, mas neste caso valem muito a pena seguir com atenção a dica número 2.
6. Saiba quando imprimir pequenas quantidades de cartões especiais. Vai palestrar em um evento importante? Que tal imprimir uma série limitada de cartões de visita especialmente para a ocasião, usando o mesmo tema visual dos seus slides, e colocando no verso o tópico principal da sua apresentação? Ninguém que você conhecer lá vai esquecer-se de você.
7. Verifique, e depois verifique de novo, se tudo está escrito certo. Entregue para mais alguém verificar, também. Confira cada número, cada vírgula, cada acento. E se alguma das informações mudarem imprima novos cartões imediatamente – nada de corrigir com caneta o número do celular que mudou!
8. Menos é mais. Nada de usar várias fontes diferentes, imagens intrincadas, todas as cores do arco-íris ou incluir um calendário (ou a tabela da copa do mundo, como eu já vi) no verso do cartão. Simplicidade é a chave, e idealmente deve haver espaço sobrando para que alguém possa fazer anotações no seu cartão sobre a conversa que teve com você.
9. Dê destaque para seu nome. O único elemento do cartão que pode ser mais visível do que o seu nome é o logotipo da empresa.
10. Cuide bem de seus cartões. Leve-os em um estojo rígido. É fácil encontrar porta-cartão de visita em qualquer papelaria.
Quais as suas dicas de cartões de visitas? Você já tem os seus? Fale conosco
Se você ainda não tem ou não usa cartões de visitas, talvez esteja na hora de repensar esta atitude. Mesmo que sua atividade profissional não exija, ou se você ganha a vida on-line, você vai notar o quanto eles são úteis no primeiro evento em que alguém quiser o seu contato e você puder entregar o cartão com todas as informações – e perceber o efeito que isto causa no receptor.

Imprimir na gráfica uma quantidade razoável de bons cartões de visita é surpreendentemente barato, e eles podem fazer toda a diferença entre você e os demais presentes em qualquer situação social ou de negócios que possa vir a gerar a necessidade de novo contato posterior.
Veja abaixo as 10 dicas selecionadas pelo Efetividade.net para que seus próximos cartões de visitas gerem o maior retorno possível.
O seu cartão de visitas pode ser a ferramenta essencial que vai comunicar a sua credibilidade, as informações de contato e (idealmente) evocar no portador a lembrança do contato que ele teve com você, no momento em que ele precisar de algo que você tenha oferecido.
Por esta razão, sempre carregar consigo cartões de visita de boa qualidade é essencial – nunca se sabe quando você irá encontrar um potencial cliente, fornecedor ou parceiro. E não os economize – leve-os em um bolso fácil de alcançar e os entregue livremente, preferencialmente no início da conversação. Vale a pena ter também uma pilha no carro, outra em casa e, naturalmente, uma no escritório. Outra dica é incluir um cartão em todas as correspondências que você envia.
Se quiser ser especialmente lembrado, no momento da entrega anote no verso do cartão alguma informação relevante sobre o tema da conversa – as experiências demonstram que este gesto simples reduz em muito o índice de o cartão ser descartado imediatamente após a conversação, e também aumenta o recall posteriormente.
Dito isto, vamos às 10 dicas do Efetividade.net para criar o modelo de cartão de visitas ideal:
1. Imprima na gráfica. Ninguém com mais de 13 anos deve usar cartões impressos em casa, a não ser que seja um profissional do design e saiba muito bem o que está fazendo. Aqueles formulários para impressão de cartão de visitas que estão à venda na papelaria servem para muitas coisas criativas, mas não para basear a primeira impressão profissional que você vai causar.
2. Se puder, consulte um profissional. Um designer profissional conhece e percebe detalhes que os leigos nem imaginam – além de estarem aptos a impedir você de praticar pecados capitais, como usar várias fontes e cores de texto diferentes, pouco contraste ou imagens que chamem mais atenção que seu nome.
3. Use formatos padronizados. Você sabia que existe uma norma ISO para as dimensões de cartões de identificação? É a ISO 7810, e ela define 3 formatos básicos, dos quais o ID-1 é o mais freqüentemente usado para cartões de visita. Toda pasta, fichário e scanner de cartões de visitas leva em conta estes formatos, e você não vai querer que seu cartão não possa ser armazenado ou scanneado.
4. Inclua todas as informações básicas. Seu cartão deve incluir seu nome completo, ou na forma pela qual você é conhecido no mercado em que atua. Ele deve trazer o nome da sua organização, seu cargo, o endereço físico, telefone corporativo, fax (se for o caso), e-mail e URL. Um logotipo (mas só se for “de verdade” – nada de incluir uma imagem de clip art!), frase ou slogan descrevendo sua atividade (ou seu diferencial) e o número do celular são adicionais bem-vindos. Considere com cuidado se deseja ir, além disso, mas não corra o risco de um contato não conseguir encontrá-lo, mesmo tendo o seu cartão, porque você não colocou informações suficientes. E imprima todas as informações importantes na mesma face do cartão, caso contrário uma parte delas perderá a efetividade no momento em que o cartão for arquivado em uma pasta ou scanneado.
5. Seja diferente, mas sem exagerar. Se você tiver interesse e o orçamento para isso, pode ser bastante criativo sem sair do formato comum. Use uma cor de fundo, imprima em plástico rígido ou um material emborrachado, coloque um diagrama ou tabela no verso, inclua uma mensagem em Braille (mesmo que ninguém nunca a leia, todos se lembrarão de você), arredonde os cantos, imprima em mini-CDs… As possibilidades são infinitas, mas neste caso valem muito a pena seguir com atenção a dica número 2.
6. Saiba quando imprimir pequenas quantidades de cartões especiais. Vai palestrar em um evento importante? Que tal imprimir uma série limitada de cartões de visita especialmente para a ocasião, usando o mesmo tema visual dos seus slides, e colocando no verso o tópico principal da sua apresentação? Ninguém que você conhecer lá vai esquecer-se de você.
7. Verifique, e depois verifique de novo, se tudo está escrito certo. Entregue para mais alguém verificar, também. Confira cada número, cada vírgula, cada acento. E se alguma das informações mudarem imprima novos cartões imediatamente – nada de corrigir com caneta o número do celular que mudou!
8. Menos é mais. Nada de usar várias fontes diferentes, imagens intrincadas, todas as cores do arco-íris ou incluir um calendário (ou a tabela da copa do mundo, como eu já vi) no verso do cartão. Simplicidade é a chave, e idealmente deve haver espaço sobrando para que alguém possa fazer anotações no seu cartão sobre a conversa que teve com você.
9. Dê destaque para seu nome. O único elemento do cartão que pode ser mais visível do que o seu nome é o logotipo da empresa.
10. Cuide bem de seus cartões. Leve-os em um estojo rígido. É fácil encontrar porta-cartão de visita em qualquer papelaria.
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